Inteligência Emocional nas escolas 

PROFESSOR E ALUNO: UMA RELAÇÃO DE PARCERIA

O investimento em Inteligência Emocional vai além da cognição!!

A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Qual é a fórmula para que alunos tenham sucesso em suas vidas? Durante muito tempo, inteligência, capacidade de resolver problemas e raciocínio lógico foram as respostas para essa pergunta. Até por isso, todas as avaliações educacionais atuais visam medir essas competências, conhecidas como cognitivas, por estarem ligadas ao conhecimento.

Mas um novo elemento foi recentemente adicionado à equação do sucesso individual dos alunos. Diversas pesquisas mostraram que não basta dominar Português e Matemática, por exemplo, se o indivíduo não souber se relacionar com os outros, não for determinado e não conseguir controlar suas emoções, entre outras características da personalidade. São as competências não cognitivas ou socioemocionais: autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade, perseverança.

Sem esforço, organização, dedicação e boa sociabilidade, mesmo um aluno inteligentíssimo terá dificuldades em ter uma vida estudantil e profissional bem sucedida. Por outro lado, um aluno com alguma dificuldade de aprendizagem pode compensar com perseverança, disciplina e maturidade emocional para dar a volta por cima. Esses traços do caráter e da personalidade dos alunos fazem toda a diferença para que não só aprendam mais, mas também para que não desistam dos estudos e de seus sonhos.

A educação socioemocional se preocupa com o desenvolvimento de habilidades que vão auxiliar os alunos a lidarem melhor com situações de conflito, reduzindo a vulnerabilidade dos estudantes. Isso é feito estimulando o espaço para que os alunos possam expressar seus anseios, temores e frustrações.

As metodologias utilizadas buscam estimular o debate e a autorreflexão. Isso pode ser feito por exemplo através de palestras , dinâmicas e atividades que discutam temas relevantes, como ansiedade, preconceito, dentre outros.

A educação socioemocional traz algumas habilidades importantes para os alunos. Entre elas, podemos destacar a flexibilidade cognitiva, o julgamento e tomada de decisão e a resolução de problemas complexos. Essas e outras características melhoram o rendimento dos estudantes e favorecem o aprendizado.

© 2020 N.V.M COACH / Para fazer a diferença tem que ser diferente.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora